Tricologia

A Tricologia é uma técnica de exame não invasiva utilizada para avaliar o couro cabeludo e os fios de cabelo, realizada com um aparelho composto por lentes e luzes especiais chamado dermatocópio, é um exame específico para pacientes que consultam devido a queixas de queda de cabelo. Esse método permite a visualização ampliada e detalhada das estruturas capilares e do couro cabeludo.

A tricologia é essencial para diagnosticar diversas condições capilares e do couro cabeludo, como alopecia areata, alopecia androgenética, psoríase e dermatite seborreica, entre outras.

Design-sem-nome-3

Alopecias Cicatriciais

As alopecias cicatriciais são um grupo de doenças que causam a perda permanente de cabelo devido à destruição dos folículos pilosos, que são substituídos por tecido cicatricial. As causas podem incluir doenças autoimunes, como lúpus eritematoso e líquen plano pilar, infecções, traumas físicos, queimaduras, tumores, entre outras. Os sintomas variam, mas frequentemente envolvem perda de cabelo, inflamação, dor, coceira e alterações na pele do couro cabeludo.

O diagnóstico é realizado por meio de exame clínico, tricoscopia e, em muitas ocasiões, a biópsia do couro cabeludo, sendo esta última frequentemente necessária para documentar o tipo de infiltrado inflamatório responsável pela destruição da unidade folicular. Os tratamentos variam de acordo com a doença e o infiltrado inflamatório presente, podendo incluir medicações tópicas, orais, infiltrativas e cirurgia.

O prognóstico depende da causa e do tratamento precoce, sendo a regeneração do cabelo improvável nas áreas com tecido fibrótico. Os tratamentos são baseados em estudos científicos publicados nas bibliotecas científicas e na troca de experiências em congressos. Consultar um dermatologista é crucial para o manejo adequado.

Site Vitor (6)

Alopecia Adrogenética
Masculina & Feminina

A Alopecia Androgenética Masculina e Feminina É uma doença crônica e progressiva que afeta homens e mulheres geneticamente predispostos.

No homem, esse quadro pode se iniciar ainda na adolescência, com o aumento da produção de testosterona que será convertida em DHT no couro cabeludo pela enzima 5-alfa-redutase.

O quadro é crônico e progressivo, levando ao afinamento e miniaturização dos fios, causando assim uma notável diminuição do volume dos cabelos. Isso cria as famosas entradas, deixa a coroa da cabeça mais exposta ou causa um alargamento da linha média do cabelo quando repartido ao meio nas mulheres.

Quanto mais precoce se obtém o diagnóstico e se inicia o tratamento, melhores são os resultados, pois o objetivo principal é interromper essa progressão da doença, evitando assim maiores perdas e retardando a calvície ou até mesmo, em alguns casos, promovendo algum grau de melhoria e repilação.

Mesmo para casos de um futuro transplante capilar, é indicado o tratamento da área doadora para que sejam transplantados melhores folículos.

Vitor-Site-1

Alopecia Frontal Fibrosante

É uma das alopecias cicatriciais mais frequentes e mais facilmente diagnosticadas, pois causa um aumento do recesso fronto-temporal, ou seja, um “crescimento da testa” pois a linha frontal do cabelo vai se afastando, há também uma perda da costeleta na parte lateral e, muitas vezes, ainda causa algumas bolinhas no rosto e perda de sombrancelhas.

Site Vitor (5)

Alopecia Fibrosante em Padrão de Distribuição (FPD)

A Alopecia Fibrosante em Padrão de Distribuição (FPD) faz parte da família das alopecias cicatriciais primárias.

É muito comum em mulheres que relatam que já fizeram ou estão em tratamento de Alopecia Androgenética e que este não está ajudando.

A FPD apresenta um quadro típico constituído por rarefação capilar, mais comumente nas regiões frontal, temporal, linha média e vértex, com diminuição quantitativa de unidades foliculares, aumento de folículos unitários e presença de inflamação. Em fases mais tardias, os folículos sofrem fibrose e não nascem mais.

Site-Vitor-2

Dermatoscópio

O dermatoscópio é o aparelho utilizado para o exame de tricoscopia, sendo uma ferramenta composta por lentes e luzes especiais que auxiliam na visualização detalhada das estruturas capilares e do couro cabeludo.

Esta é uma técnica de auxílio diagnóstico não invasiva que permite identificar estruturas não vistas a olho nu.

É um exame específico para pacientes que consultam devido a queixas de queda de cabelo.

Durante a avaliação, o dermatologista observa os padrões de crescimento, espessura e forma dos fios, além da presença de anomalias, como inflamações, descamações e outros sinais de doenças capilares.

Design sem nome (2)

Aloecia Areata

A Alopecia Areata é uma condição autoimune que causa a queda de cabelo em áreas delimitadas do couro cabeludo e, às vezes, de outras partes do corpo. Nessa doença, o sistema imunológico ataca erroneamente os folículos pilosos, resultando em perda de cabelo. Embora a causa exata seja desconhecida, fatores genéticos e ambientais podem contribuir para o seu desenvolvimento.

Site-Vitor-3

Tricoscopia

A Tricoscopia é uma técnica de exame não invasiva utilizada para avaliar o couro cabeludo e os fios de cabelo, realizada com um aparelho composto por lentes e luzes especiais chamado dermatocópio, é um exame específico para pacientes que consultam devido a queixas de queda de cabelo. Esse método permite a visualização ampliada e detalhada das estruturas capilares e do couro cabeludo.

A tricoscopia é essencial para diagnosticar diversas condições capilares e do couro cabeludo, como alopecia areata, alopecia androgenética, psoríase e dermatite seborreica, entre outras.

Woman Squeezing Her Pimples with Her Fingers

Acne

A acne geralmente surge na puberdade devido a ação hormonal, principalmente da testosterona, afetando mais da metade dos adolescentes. Tende a surgir mais precocemente nas meninas e nos meninos mais tardiamente, porém com maior intensidade.

As lesões são variadas podendo apresentar-se na forma de comedões (cravos), pápulas, pústulas e nódulos císticas, que incomodam, geram ansiedade e vontade de espremer, na ânsia de se livrar destas lesões. Tais ações pode ocasionar as temidas cicatrizes de acne ou manchas na pele.

Existem diversas formas de tratamento, desde cremes, medicação oral e combinados que ajudam no controle das lesões. Além dos tratamentos para as cicatrizes.

Devido às suas alterações estéticas a acne está muito relacionada com problemas de autoestima. Pode parecer um problema comum para quem não é acometido, mas essas alterações estéticas podem acarretar em quadros de ansiedade e até mesmo depressão nos que possuem.

Dessa forma, vamos tratar a acne com seriedade, buscar o melhor tratamento e minimizar danos futuros. Marque sua consulta.

Para sua maior segurança, atualizamos a Politicas de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando na nossa página, entendemos que você está ciente e de acordo.